segunda-feira, 7 de abril de 2014

Agronegócio

Olá!

No dia 2 de abril, os alunos do curso de Empreendedorismo e gestão puderam aprender sobre o Agronegócio, tudo a ver com uma turma que afinal, mora em uma comunidade rural, não é mesmo?

Neste dia os alunos conheceram o cenário agrícola brasileiro, os fatores naturais que tornam o Brasil favorável ao agronegócio e competitivo, os antecedentes históricos que iniciaram no século XVI e conheceram termos importantes, como o agrobusiness.



O Agrobusiness ou agribusiness é a produção agrícola caracterizada pela agricultura em grande escala e baseada no plantio ou na criação de rebanho e em grandes extensões de terra, que se fundamentam na propriedade latifundiária e na prática de arrendamentos.

Os alunos puderam conhecer o conceito de agronegócio. E você sabe o que é o agronegócio?



O agronegócio tem a ver com a cadeia produtiva, com seus elos interlaçados e sua interdependência, como a agricultura moderna e a agricultura familiar. O agronegócio é a soma das operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas, armazenamento, processamento.

Com um clima diversificado, energia solar abundante e quase 13% de toda a água doce disponível no planeta, o Brasil tem 388 milhões de hectares de terras agricultáveis férteis e de alta produtividade. O país possui 22% das terras agricultáveis do mundo, além de elevada tecnologia usada no campo, dados que fazem o agronegócio um setor competitivo, moderno e eficiente




                                                                        Curiosidades

 No Brasil, o latifúndio se expandiu por meio da ocupação do território brasileiro, a partir do século XVI, apoiada pela doação de sesmarias, o regime escravocrata e a monocultura da cana-de-açúcar;

A lavoura canavieira coincidiu com a extinção do pau-brasil;



                                                                      folha do pau-brasil



A colonização está ligada a vários ciclos agroindustriais, como:

a cana-de açúcar no Nordeste

                                                      a borracha na região amazônica   

o café



a soja 

Atualmente, produtos da soja, suco de laranja, carnes, açúcar, álcool, madeira, café, chá, fumo, tabaco, fibras têxteis, hortaliças,cerais, fazem parte da pauta de exportação brasileira.

O agronegócio é o maior negócio mundial e brasileiro. No mundo, representa a geração de U$ 6,5 trilhões de dólares por ano e, no  Brasil, em torno de R$ de 350 bilhões, isto é, 26% do PIB, segundo a Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Veja abaixo o ranking das 15 maiores do agronegócio em 2013


Fonte: http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/104402/noticias/as-15-maiores-do-agronegocio


O Brasil está entre os líderes na produção de soja, milho, açúcar, café, carne bovina e de frango, mas há gargalos, como o transporte do  país e o sistema tributário.

PALESTRA 

Para abrilhantar e complementar esses conhecimentos, seguiu-se uma palestra ministrada por três alunos de Agronomia do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Bruna, Tiago e Diorge, campus Bambuí, em parceria com nossa escola,  juntamente com o nosso professor de geografia do Ensino Médio, Émerson.

Durante a explanação, os palestrantes falaram sobre Agricultura, agronegócio, aproveitamento do solo e desenvolvimento sustentável. Falaram ainda da importância da produção de alimentos, do problema decorrente da fome, citando como exemplo, o caso de terras inférteis e o problema da fome na Índia.

Sem dúvida, pudemos aprender bastante, e, por isso, gostaríamos de agradecer a todos que contribuíram para este momento de aprendizagem!




                                               palestrantes preparando sua apresentação



Tiago em sua explanação


                      Bruna em sua explanação



                                             Diorge em sua explicação

                                                Vejam que lindos e concentrados alunos

Mais alguns momentos: