quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Fundamentos de Gestão e Planejamento Estratégico
Atividades básicas de administração
Introdução à administração



Somente é possível dispor de muitos produtos e serviços essenciais para a simples sobrevivência porque há organizações que procuram fornecê-los. Serviços de saúde, fornecimento de água e energia, segurança pública, controle de poluição, alimentação, diversão, por exemplo. Além disso, as organizações fornecem os meios de subsistência para muitas pessoas, como salários, abonos, lucros distribuídos e outras formas de remuneração que permitem a elas adquirir os bens e serviços de que necessitam. O desempenho das organizações é importante para clientes e usuários, funcionários, acionistas, fornecedores e para a comunidade em geral. Para ter desempenho de acordo com todas essas expectativas, as organizações precisam ser bem administradas. Administrar é o processo de tomar, realizar e alcançar ações que utilizam recursos para alcançar objetivos. Embora seja importante em qualquer escala de aplicação de recursos, a principal razão para o estudo da administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos.

Administração e outras palavras: Procure e anote em seu caderno o significado de:
 1. Administração / 2. Gerência/ 3. Gestão/ 4. Management/ 5. Manejo

Administração é...

1.       Ação!

Administração significa, em primeiro lugar, ação. A administração é um processo de tomar decisões e realizar ações que compreende quatro processos principais interligados: planejamento, organização, execução e controle. Os processos administrativos são também chamados funções administrativas ou funções gerenciais. Outros processos ou funções, também são importantes, como coordenação, direção, comunicação e participação, contribuem para a realização dos quatro processos principais.

Processos ou funções

Planejamento: é o processo de definir objetivos, atividades e recursos;
Organização: é o processo de definir o trabalho a ser realizado e as responsabilidades pela realização; é também o processo de distribuir os recursos disponíveis segundo algum critério.
Direção: é o processo de realizar atividades e utilizar recursos para atingir os objetivos. O processo de execução envolve outros processos, especialmente o processo de direção, para acionar os recursos que realizam as atividades e os objetivos.
Controle: é o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los.
Entender a administração como processo que se compõe de outros processos ou funções é a essência do chamado enfoque funcional, ou abordagem funcional, criado por Henri Fayol, no início do século XX. O mais importante do enfoque funcional proposto por Fayol está em separar a tarefa da administração das tarefas operacionais e técnicas, como fazer as máquinas funcionar ou prestar serviços aos consumidores. Esta distinção é particularmente importante para as pessoas que administram organizações.

2.       Um grupo de pessoas

As pessoas que administram qualquer conjunto de recursos são administradores ou gerentes. São os gerentes que fazem o processo administrativo funcionar. Alguns são chefes de outras pessoas. Os chefes têm autoridade sobre outros funcionários. A autoridade é um tipo especial de recurso, que dá aos gerentes a capacidade ou poder de tomar decisões e acionar o trabalho de seus funcionários e outros recursos. A responsabilidade é um atributo que permite a outros gerentes, acionistas, clientes, seus funcionários ou a sociedade, cobrar os gerentes pela forma como os recursos são utilizados e pelos resultados de suas decisões e ações. Os gerentes formam um grupo, chamado a administração ou a gerência. As pessoas que integram esse grupo desempenham um mandato (têm responsabilidade e autoridade durante um período), também chamado administração ou governo (exemplo: administração Dilma).

3.       Uma arte que exige habilidades

A administração é uma arte, no sentido da profissão ou área de ação humana. Toda arte depende de habilidades. O desempenho dos gerentes depende de suas competências gerenciais, que incluem diversas habilidades gerenciais. As habilidades, assim como as demais competências, podem ser adquiridas ou aprimoradas por meio da experiência e estudo. Algumas pessoas revelam talento excepcional como administradores, nos mais variados tipos de organização e empreendimentos humanos. Henry Ford, Bill Gates, são algumas pessoas que, neste século, demonstraram essa habilidade em alto grau. As grandes organizações despersonalizam as realizações individuais, mas sempre há talentos, muitas vezes anônimos, por trás das realizações coletivas.

4.       Uma disciplina

Embora seja uma arte ou prática antiga, a administração tem uma história recente como corpo organizado de conhecimentos. Desde a mais remota antiguidade chegam ao presente as tentativas de formular princípios de administração. Nos dois últimos séculos, tornou-se necessário profissionalizar a formação de gerente, para aprimorar o processo administrativo e tornar as organizações mais eficazes. Surgiram livros, escolas, pesquisadores e consultores de administração. O processo de administrar organizações transformou-se em disciplina. A administração é objeto de estudo sistemático, que produz um corpo de conhecimentos sistematizados, chamados teorias. A prática compreende as soluções criadas no mundo das organizações reais e a teoria compreende os conhecimentos abstraídos dessa prática e sistematizados.

Somos todos administradores

O processo de administrar é importante em qualquer escala de utilização de recursos. Como pessoa, ou membro de uma família, seu dia-a-dia é cheio de decisões que têm conteúdo administrativo. Definir e procurar realizar objetivos pessoais, como plano de carreira, ou elaborar e acompanhar orçamentos domésticos, ou escolher a época de férias e programar uma viagem, são todos exemplos de decisões administrativas. Com as profissões ocorre o mesmo. Estudos sobre cientistas e engenheiros mostram que as atividades desses profissionais requerem habilidades de planejamento, organização, controle e trabalho em equipe. Toda atividade tem certo conteúdo administrativo, nas mais variadas escalas de utilização de recursos. Portanto, as habilidades administrativas são importante para qualquer pessoa que tome decisões sobre a utilização de recursos para realizar objetivos, ou que esteja em ambientes  onde essas decisões são tomadas.
Gerentes em ação
1.       Atividades dos gerentes

Entreviste ou observe um gerente. Procure saber sobre o dia a dia desse gerente, que tipo de atividades ele faz, se são variadas, se são padronizadas, se são atividades de curta ou de longa duração. A seguir, elabore um relatório e apresente para a turma. Obrigada e até a próxima!


Fonte: MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração.7. ed.   rev. e ampl. São Paulo:                 Atlas, 2007. Ambiente Empresarial                                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário