Fundamentos de Gestão e Planejamento Estratégico
Vimos que organizações podem ser encaradas como
sistemas de recursos regidos por regulamentos (regras) que, em excesso provocam
disfunções burocráticas. Um tópico não
comentado foi que as organizações produzem, adquirem e utilizam tecnologias
para transformá-las em produtos e serviços. A tecnologia pode ser definida como
a aplicação de conhecimentos à produção de bens e à prestação de serviços.
A sociedade moderna, além de organizacional e
burocrática é muito dependente da tecnologia. Esta depende de pessoas
especializadas, os chamados trabalhadores do conhecimento: cientistas,
projetistas, engenheiros, pesquisadores, professores. Na sociedade moderna, há oferta e demanda
constante de conhecimentos para atender às necessidades da sociedade.
Há dois tipos principais de tecnologia: de produto
e de processo. A tecnologia de produto incorpora os conhecimentos relacionados
ao projeto do produto. A tecnologia de processo envolve a definição das
máquinas e equipamentos dentro de um processo produtivo.
Inovação tecnológica é uma mudança na tecnologia,
uma forma nova de fazer algo. Para haver inovação é necessário haver demanda,
necessidade dela e para isso, deve haver conhecimento que seja convertido em
tecnologia. Deve haver ainda financiamento, mão de obra, tempo, espaço e outros
recursos. Os conhecimentos que as
organizações transformam em tecnologias podem vir de vários lugares. Algumas
empresas criam um núcleo interno de pesquisa e desenvolvimento para pesquisar
novos conhecimentos, resolver problemas que se repetem ou desenvolver novos
produtos. Porém essa iniciativa é cara. Outras empresas compram tecnologias.
Patente é um registro que protege uma propriedade
intelectual ou industrial, uma ideia, um conceito, produto, que pertence a uma
empresa ou pessoa. A patente é feita por meio de registros em agências como o
Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Para usar um produto ou ideia que
esteja patenteado é preciso pagar os direitos ao dono. O dono de um processo ou
ideia pode permitir que outras pessoas ou empresas a utilizem. A isso se dá o
nome de licenciamento.
Há produtos, ideias ou conceitos que não foram
patenteados e, portanto, podem ser livremente copiados. Um exemplo é o
computador. Se você souber projetá-lo, pode comprar os componentes e montá-lo,
sem que isso seja falsificação. Outras formas de as empresas obterem e
renovarem conhecimento são pela contratação de institutos de pesquisa, participação
em congressos, feiras de conhecimentos e união em cooperativas para divisão de
custos, por exemplo.
Organizações
como grupos de pessoas
Você já sabe que as organizações são formadas por
recursos humanos, ou grupos de pessoas que são as pessoas que ali trabalham.
Tais pessoas não são máquinas ou seres estritamente profissionais. Elas
apresentam sentimentos de amizade, hostilidade, cooperação, competição, formam
grupos, criam regras de convivência. Dentro de uma organização formal, há
também uma organização informal, que pode ser representada como a ponta
invisível de um iceberg, muito maior
que a parte visível.
Cultura organizacional
Toda organização tem normas informais de conduta,
constituída por legislação de usos e costumes que definem o comportamento
correto e que podem definir vários aspectos da organização:
·
Qualidade e quantidade da produção;
·
Disposição para colaborar ou não com a
administração;
·
Comportamento ético;
·
Forma de se vestir;
·
O horário em que vamos realmente trabalhar.
As normas de
conduta representam um dos elementos mais importantes da cultura
organizacional, que compreende também os valores, ritos, crenças, hábitos, etc.
A cultura é a experiência que o grupo adquire com o tempo, à medida que resolve
seus problemas. Novos integrantes aprendem esses conhecimentos como forma
correta de pensar, perceber e sentir-se em relação a esses problemas.
Clima organizacional
O produto dos
sentimentos individuais e grupais relacionados à inúmeros aspectos da vida de
uma organização (trabalhos, salários, notas, instalações, comportamentos),
chama-se clima organizacional. O clima organizacional pode afetar positiva
ou negativamente a motivação para o
trabalho. Logo, deve ser estudada.
Grupos informais
Grupos
informais surgem quando as pessoas convivem por certo tempo, têm interesses
comuns ou compartilham os mesmos valores. Você pode observar isso na sua sala.
Embora sejam todos colegas, há preferências de associação. Os grupos informais produzem
os elementos da convivência social, e as necessidades de atenção, de estima, de
reconhecimento são atendidas nesses grupos, de defesa, de pertencimento ou
ataque.
Sistemas sociotécnicos
As organizações podem
ser consideradas como conjuntos de elementos que se influenciam mutuamente para
produzir diferentes resultados.
Com o enfoque
sistêmico, qualquer organização pode ser vista como um sistema formado por
outros dois sistemas interdependentes: o sistema técnico e o sistema social. O
comportamento e o desempenho de qualquer sistema dependem da interação entre
todos os componentes
Em seu papel
como futuro administrador de organizações, é importante você ter a visão
detalhada de cada enfoque e a sua visão integrada.
Fonte: Fonte:
MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração.7. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2007. Ambiente Empresarial
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