sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Ambiente Empresarial

Empreendedorismo e Gestão: Ambiente Empresarial

Estrutura de Mercado II

Uma estrutura bastante conhecida, nos dias de hoje, no campo da competição imperfeita é o oligopólio. Oligopólio é um tipo de estrutura normalmente caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Pode- se caracterizá-la como um mercado em que há um pequeno número de empresas, como a indústria automobilística, ou, então, onde há um grande número de empresas, mas poucas dominam o mercado, como a indústria de bebidas.        O setor produtivo brasileiro é altamente oligopolizado, sendo possível encontrar inúmeros exemplos: montadoras de veículos, setor de cosméticos, indústria de papel, indústria de bebidas, indústria química, indústria farmacêutica, etc. O oligopólio pode ser:

·         Puro: quando os concorrentes oferecem exatamente os mesmos produtos homogêneos, iguais, substitutos entre si. Exemplo: cimento, da indústria de cimento; alumínio, da indústria de alumínio; ou
·         Diferenciado: quando o produto não é homogêneo. Exemplo: indústria automobilística ou de cigarro. Ou seja, embora semelhantes entre si, esses produtos não são idênticos – o Gol é diferente do Fiat Uno, etc.

O oligopólio apresenta como principal característica o fato de as firmas serem interdependentes. Isso decorre do pequeno número de firmas existentes na indústria, e significa que as firmas levam em consideração e reagem às decisões quanto a preço e produção de outras firmas.

No oligopólio, tanto as quantidades ofertadas quanto os preços são fixados entre as empresas por meio de conluios ou cartéis. O cartel é uma organização (formal ou informal) de produtores dentro de um setor que determina a política de preços para todas as empresas que a ele pertencem. Exemplo: Cartel da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que estabelece o preço do petróleo no mercado mundial.


Será que existe formação de cartel entre os distribuidores de álcool no Brasil? E entre os distribuidores de gasolina? Pense nisso!


Além dos cartéis, existe outro modelo de oligopólio chamado de liderança de preço. Liderança de preço é a forma de conluio imperfeito em que as empresas do setor oligopolístico decidem, sem acordo formal, estabelecer o mesmo preço, aceitando a liderança de preço de uma empresa da indústria.
Esse modelo pressupõe que a liderança decorre do fato de que uma das firmas rivais possui estrutura de custos mais baixos que as demais. Por essa razão, consegue se impor como líder do grupo. Inicialmente, os preços podem ser diferenciados. O mercado, entretanto, preferirá o produto que esteja sendo oferecido a preços mais baixos. Desta forma, resta às firmas que oferecem o produto a preços mais elevados duas possibilidades: ou mantêm o preço e, como consequência, são banidas do mercado, ou, então, aceitam o preço praticado pela rival de menores custos, que é mais baixo, e continuam no mercado, sem maximizar seus lucros.   
Assim é que a firma líder de preço fica, através de um acordo tácito (isto é, um acordo não formal), responsável pela determinação do nível de venda do produto. As firmas menos favorecidas em termos     de preços tornam-se seguidoras dos preços fixados pela firma líder.
A outra estrutura de mercado imperfeito é a concorrência monopólica ou concorrência monopolista. Ela está presente em vários setores da economia, mais do que você imagina. Ela tem como característica marcante empresas produzindo produtos diferenciados, embora sendo substitutos próximos. Nota-se, então, que, na concorrência monopolística, a empresa tem determinado poder sobre a fixação de preços. A diferenciação do produto pode ocorrer por características físicas, de embalagem ou pelo esquema de promoção de vendas. Como exemplo, temos os laboratórios farmacêuticos, as indústrias alimentícias, automobilísticas, etc.
As principais características da concorrência monopolista são:
·         Margem de manobra para fixação dos preços não muito ampla, uma vez que existem produtos substitutos no mercado; e
·         Número relativamente grande de empresas com certo poder concorrencial, porém com segmentos e produtos diferenciados, seja por características físicas, seja por embalagens ou prestação de serviços complementares (pós-venda).
Essas características acabam dando um pequeno poder monopolista sobre o preço de seu produto, embora o mercado seja competitivo – daí o nome de concorrência monopolista.

          

Questões:

Com base no texto lido, responda:

1)      O que é o oligopólio?
2)      Qual é a diferença entre o oligopólio e o monopólio?
3)      Quais são as principais características do oligopólio?
4)      Quais são as principais características da concorrência monopolista?
5)      Dê exemplos de empresas oligopolistas
6)      Qual é a relação existente entre esse assunto e a concorrência desleal mencionada na palestra do empresário Denis, proprietário da empresa Quatro Estações, em nossa visita à sua fábrica?
7)      Há vários programas de qualidade para as empresas manterem padrões cada vez maiores. Um exemplo é o programa 10 S, integrado por 10 sensos e 10 mandamentos.

·         Senso de utilização: Tem como objetivo, “separar por grau, tipo ou tamanho”. O ponto chave é saber o que seria essencial estar presente naquele ambiente de trabalho, eliminando tudo o que não agrega valor, utilizando todos os recursos disponíveis, evitando o excesso, desperdícios e má utilização.
·         Senso de ordenação: Ordenar é a consequência natural de arrumar aquilo que se utiliza é ter o que é necessário na quantidade certa, na hora e local adequados.
·         Senso de limpeza: O contexto desse senso seria zelar pela conservação e limpeza de tudo que utilizamos.
·          Senso de saúde e higiene; senso de autodisciplina: devem-se cumprir os procedimentos operacionais, a ética e os padrões da empresa.
·         Senso de determinação de união: as chaves do senso são motivação, liderança e comunicação.
·         Senso de treinamento: permitindo qualificar o profissional e engrandecer o ser humano que passa a ter maior empregabilidade.
·         Senso de economia e combate ao desperdício;
·         Senso de princípios morais e éticos: A empresa deve definir padrões de conduta, para que cada empregado saiba o que é certo e o que é errado;

Mandamentos da qualidade total

I.   Ficarei com o estritamente necessário.
II.  Definirei um lugar para cada coisa.
III. Manterei cada coisa em seu lugar.
IV. Manterei tudo limpo e em condições de uso.
V.  Combaterei todas as causas de sujeira.
VI. Identificarei toda e qualquer situação de risco.
VII. Trabalharei com segurança.
VIII. Estudarei qualquer norma ou padrão até conseguir compreendê-la.
IX. Procurarei formas de melhorar meu trabalho.
X.   Honrarei todos os compromissos.

Elabore os sensos e mandamentos de sua empresa simulada citando os benefícios decorrentes dos mesmos.













Fonte:

Fonte: Economia (introdução) / Carlos Magno Mendes... [et al.]. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC, 2007. 158p.

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