Enfoque Comportamental
Nas
proposições de Taylor, Fayol, Weber e Ford, a preocupação básica é o desempenho
dos recursos e processos de uma tarefa ou de toda a empresa. As pessoas eram
consideradas como recursos de produção ou “peças humanas”. No enfoque
comportamental, as pessoas são consideradas como pessoas e como fator
importante da administração das organizações.
O enfoque
comportamental teve como uma de suas bases uma experiência para se descobrir se
modificações na iluminação teria algum efeito sobre o desempenho de
trabalhadores de uma fábrica. Experiências e entrevistas levaram às seguintes
conclusões:
a) A qualidade do tratamento dispensado pela
gerência aos trabalhadores influencia no seu desempenho. Bom tratamento, bom
desempenho.
b) O sistema social formado pelos grupos determina
o resultado do indivíduo, que é mais leal ao grupo que à organização.
Na escola clássica, predominavam fatores técnicos. Na escola
comportamental predominam fatores humanos. A integração desses dois enfoques é
o interesse do enfoque sistêmico, que se divide em:
Gestalt
|
Teoria
dos sistemas
|
Cibernética
|
Realidade é feita de conjuntos de partes
inseparáveis (teoria da forma)
A natureza de cada parte é definida pela
finalidade do conjunto
|
Realidade é feita de sistemas
Para entender a realidade é preciso analisar a
relação entre as partes dos sistemas
|
Sistemas podem controlar seu próprio desempenho
A ferramenta para o autocontrole é a informação
|
No enfoque sistêmico, organização é sistema feito de um sistema técnico
e um sistema social, que se influenciam mutualmente. A organização é um sistema
cercado por ambiente e o papel da administração é cuidar do desempenho global
do sistema.
Na teoria Gestalt os elementos da realidade não devem ser separados uns
dos outros para serem explicados, pois são definidos pela finalidade a que
servem. Por exemplo, uma cadeira não é vista como um conjunto de partes
independentes (assentos, pernas e encosto), mas como um objeto para sentar.
Na teoria dos sistemas, a realidade é entendida como sendo ampla, e não
como partes.a\w
Na teoria Cibernética, o sistema deve buscar um alvo. Para alcançar esse
alvo, ele deve se informar sempre sobre a situação do alvo e sobre sua própria
situação, para se comportar de maneira a atingir o alvo. O comportamento deve
ser ajustado às exigências impostas pelo objetivo. O mecanismo que informa
sobre o desempenho do sistema é o feedback.
Atividade:
Em sua opinião, a realidade deve ser estudada em partes ou como um
todo?
Você se considera capaz de controlar seu próprio desempenho? Como?
Você considera que as relações entre as pessoas e seus comportamentos
podem influenciar na produtividade?
Fonte: MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à
administração.7. ed. rev. e
ampl. São Paulo:Atlas, 2007.
Ambiente Empresarial
Nenhum comentário:
Postar um comentário