sábado, 9 de agosto de 2014

Enfoque Comportamental

Fundamentos de Gestão e Planejamento Estratégico

Enfoque Comportamental

Nas proposições de Taylor, Fayol, Weber e Ford, a preocupação básica é o desempenho dos recursos e processos de uma tarefa ou de toda a empresa. As pessoas eram consideradas como recursos de produção ou “peças humanas”. No enfoque comportamental, as pessoas são consideradas como pessoas e como fator importante da administração das organizações.
O enfoque comportamental teve como uma de suas bases uma experiência para se descobrir se modificações na iluminação teria algum efeito sobre o desempenho de trabalhadores de uma fábrica. Experiências e entrevistas levaram às seguintes conclusões:
     a)    A qualidade do tratamento dispensado pela gerência aos trabalhadores influencia no seu desempenho. Bom tratamento, bom desempenho.
      b)   O sistema social formado pelos grupos determina o resultado do indivíduo, que é mais leal ao grupo que à organização.
Na escola clássica, predominavam fatores técnicos. Na escola comportamental predominam fatores humanos. A integração desses dois enfoques é o interesse do enfoque sistêmico, que se divide em:

Gestalt
Teoria dos sistemas
Cibernética
Realidade é feita de conjuntos de partes inseparáveis (teoria da forma)
A natureza de cada parte é definida pela finalidade do conjunto
Realidade é feita de sistemas
Para entender a realidade é preciso analisar a relação entre as partes dos sistemas

Sistemas podem controlar seu próprio desempenho
A ferramenta para o autocontrole é a informação


No enfoque sistêmico, organização é sistema feito de um sistema técnico e um sistema social, que se influenciam mutualmente. A organização é um sistema cercado por ambiente e o papel da administração é cuidar do desempenho global do sistema.
Na teoria Gestalt os elementos da realidade não devem ser separados uns dos outros para serem explicados, pois são definidos pela finalidade a que servem. Por exemplo, uma cadeira não é vista como um conjunto de partes independentes (assentos, pernas e encosto), mas como um objeto para sentar.
Na teoria dos sistemas, a realidade é entendida como sendo ampla, e não como partes.a\w
Na teoria Cibernética, o sistema deve buscar um alvo. Para alcançar esse alvo, ele deve se informar sempre sobre a situação do alvo e sobre sua própria situação, para se comportar de maneira a atingir o alvo. O comportamento deve ser ajustado às exigências impostas pelo objetivo. O mecanismo que informa sobre o desempenho do sistema é o feedback.

Atividade:

Em sua opinião, a realidade deve ser estudada em partes ou como um todo?
Você se considera capaz de controlar seu próprio desempenho? Como?
Você considera que as relações entre as pessoas e seus comportamentos podem influenciar na produtividade?



Fonte: MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração.7. ed.  rev. e ampl. São Paulo:Atlas, 2007. Ambiente Empresarial

Nenhum comentário:

Postar um comentário