domingo, 10 de agosto de 2014

Redação Empresarial

Será que um empreendedor tem que se preocupar com o modo de escrever?

Sem dúvida! Afinal, vários textos são produzidos no ambiente empresarial: memorandos, ofícios, circular, atas, cartas comerciais, mensagens eletrônicas, etc. Portanto, o empreendedor deve ter habilidade com a Língua Portuguesa.

Redigir é comunicar ideias sobre determinados assuntos, expressando o ponto de vista de quem está escrevendo (o emissor). A escrita deve ter ordem, lógica, coerência, coesão, afinal, pois,  quem escreve bem, pensa bem, apresenta bons argumentos, se expressa com clareza.

Escrever bem é reunir ideias, emoções, argumentos, organizá-los em frases claras, de forma concisa, agradável ao leitor e sem erros gramaticais.

Por isso, é preciso ler muito!



"Todo dia, devíamos ler um bom livro, uma boa poesia, ver um quadro bonito, e, se possível, dizer algumas palavras sensatas". Goethe

Redação Comercial
Vamos exercitar um pouco a consciência sobre a diferença entre a linguagem coloquial  (o que todo mundo fala, o tempo todo) e a língua culta (que é verdadeiramente o que prevalece na correspondência formal)?

Como podemos falar, em bom Português, as seguintes palavras ou expressões?

 
prova dos nove  
 
isso é uma roubada  
 
pode tocar o assunto

o que é que deu esse assunto?  
 
então,  beleza  
 
Aquela parada vai rolar  
 
tô ligado  
 
falei com um cara daí
 
se liga  
 
é fichinha
 
tá na cara  
 
estou quebrando a cabeça
 
que sacada!  
 
Tenho muito trampo, tá puxado!  
 
A firma está pegando gente

Brigadão


Redação Comercial
 
 
As cartas comerciais são muito utilizadas pela indústria e pelo comércio.  Na era digital, atualmente, as regras da boa comunicação foram incorporadas também aos emails, validando-os como documentos formais, embora não contenham a assinatura do remetente.  
 
Em correspondências comerciais não eletrônicas, usa-se papel timbrado (no cabeçalho), seguido da data, por extenso e, no rodapé, o nome, cargo e assinatura do remetente, além dos dados da companhia (razão social, endereço completo, telefone de contato, site).  
 
  Uma correspondência, segue sempre os seguintes passos:
 
1)  Introdução    
 
A introdução visa despertar o interesse do leitor e captar sua atenção; é a entrada pura e simples no assunto
 2) Desenvolvimento
 
O desenvolvimento deve expor claramente ao destinatário o conteúdo da carta. Deve referir-se a um só assunto, em torno do qual há de estruturar-se todo o conteúdo da mensagem. Quando se vai tratar de vários assuntos, convém que haja uma relação entre eles colocando em itens os temas.
 
3) Conclusão
 
O encerramento é o parágrafo que encerra o corpo da carta, não se tratando, pois, de fecho de cortesia. Basicamente, ele deve levar o leitor a agir e deixar boa impressão sobre o remetente, ou sumarizar o que se espera do leitor / destinatário.
 
Para finalizar, usa-se uma fórmula de cortesia:  Atenciosamente, Cordialmente, cordiais saudações.  
 
 Além das cartas comerciais, há muitos outros formatos de documentos oficiais (Ofícios,Circulares, Memorandos, Procurações, Atas...).   Uma empresa privada utiliza muito mais emails e cartas do que Ofícios ou Circulares, por exemplo. Esses padrões, mais rígidos no formato são, em geral, utilizados por Órgãos Públicos.  
 
De fato,  o estilo linguístico é fortemente influenciado pela área de conhecimento ou de trabalho de quem as produz.  Com o tempo e a experiência, poderemos identificar ou supor qual é a área de especialidade da pessoa que escreveu o texto, dependendo dos traços jurídicos, jornalísticos, médicos, etc, contidos no documento.

Referência: http://acaocidada.com.br/apostilas/RedacaoComercial.pdf


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