Fundamentos de Gestão e Planejamento Estratégico
Atividades básicas de administração - Níveis
hierárquicos
Na maioria das
organizações, os gerentes agrupam-se em três níveis principais, que formam uma
hierarquia. No alto nível encontram-se os executivos. No segundo nível,
encontram-se os gerentes intermediários e no último nível encontram-se os
supervisores. Abaixo destes ficam as pessoas que não são gerentes, os
funcionários operacionais. Diretor, superintendente e presidente são palavras
que indicam os ocupantes dos cargos que formam a alta administração e têm
autoridade sobre todos os demais gerentes. As tarefas mais importantes da alta
administração relacionam-se com a definição de objetivos e recursos, avaliação
e correção do desempenho da organização. Gerentes intermediários são
responsáveis por coordenar grupos de trabalho, departamentos, divisões ou
gerências. São eles que transformam os grandes objetivos em objetivos
específicos, definem e mobilizam recursos e controlam a realização das
atividades. Cuidam da produção,
finanças, atendimento de clientes, recursos humanos. Líder ou supervisor são nomes
dados às pessoas que chefiam grupos de funcionários operacionais, responsáveis
por tarefas que fornecem serviços ou produtos a clientes. Os funcionários
operacionais podem ser cientistas, operários ou trabalhadores braçais. Tudo
depende da natureza do trabalho, dos conhecimentos exigidos e do tamanho da
organização. Em algumas organizações, as equipes de funcionários não têm
chefes. O grupo está ligado diretamente a um gerente, sem supervisor
intermediário. Este grupo tem responsabilidade e autoridade para tomar e
implementar decisões que na maioria das vezes caberiam ao supervisor. Este
grupo é conhecido como grupo autogerido.
A quantidade
de gerentes, o conteúdo de seu trabalho, a extensão da hierarquia dependem
muito do tamanho da organização. A Parmalat em comparação com a sorveteria da
esquina é uma organização de grande porte. A Nestlé, que atua no mesmo ramo, é
maior no Brasil que a Parmalat no mundo inteiro. Nos Estados Unidos, uma
pequena empresa é a que tem menos de 500 empregados. No Brasil, essa é a escala
de um grande negócio.
Competências gerenciais
Competências
são as qualificações que uma pessoa deve ter para ocupar um cargo e
desempenhá-lo eficazmente. De forma geral, as competências gerenciais são
classificadas em três: conhecimentos, habilidades e atitudes.
1. Conhecimentos
São as
técnicas e informações que o gerente domina e que são necessárias para o
desempenho do seu cargo, como a competência técnica, conceitos sobre
comportamento humano, sobre técnicas de administração. Quanto mais
conhecimentos uma pessoa detém, mais ampla a realidade que ela consegue
interpretar.
2. Habilidades
Podem ser
habilidades técnicas, ou seja, aquela relacionada com atividades específicas,
como conhecer produtos, suas aplicações, preços, técnicas de venda. Podem ser
também as habilidades humanas, que abrangem a capacidade de entender, liderar e
trabalhar com as pessoas de sua equipe e habilidades conceituais, que implica
usar o intelecto para formular estratégias, analisar problemas e tomar
decisões. Para Katz, conforme o gerente sobe na hierarquia, a importância da
habilidade técnica diminui e a habilidade intelectual se torna mais necessária.
Para
Mintzberg, as habilidades são oito:
1)
Habilidade
de relacionar com os colegas: manter relações formais e informais
2)
Habilidades de liderança: como por
exemplo, orientação, treinamento, motivação, autoridade.
3)
Habilidade
de resolver conflitos: envolve habilidade de tomar decisões para resolver
distúrbios.
4) Habilidade
de processar informações: envolve a habilidade de comunicação, de expressar
suas ideias e falar oficialmente como representante.
5)
Habilidade
para tomar decisões em condições de ambiguidade: Ambiguidade é quando o
gerente tem pouca informação para lidar com a situação e precisa tomar muitas
decisões em pouco tempo.
6)
Habilidade
de alocar recursos: os gerentes tem que decidir qual atividade deve gastar
seu tempo, definir prioridades.
7)
Habilidades
empresariais: Envolve a busca de habilidades e oportunidades.
8) Habilidades
de introspecção: é a capacidade de reflexão e autoanálise, de aprender com
a experiência.
3. Atitudes
São
competências que permitem às pessoas interpretar a realidade e a si próprios.
As atitudes em relação às pessoas são as que têm impacto mais forte. O
equilíbrio entre as competências é a base da distinção entre o papel do maestro
e do cirurgião na atividade dos gerentes. O gerente como maestro é capaz de
fazer um conjunto de pessoas produzir, utilizando técnicas que ele conhece. As
pessoas, porém, são mais competentes que seu gerente, na dimensão técnica. Um
exemplo é o técnico de futebol. Ele não joga nem é bom jogador, mas isso não o
impede de administrar sua equipe. Já o gerente como cirurgião, é o especialista
que se cerca de assistente. Exerce ao mesmo tempo o papel técnico e o papel de
chefe. Um exemplo é o piloto de avião, que também é o chefe da tripulação.
Vejam como a escola é boa para você
aprender essas habilidades!
Estudo de Caso: O outro lado da mesa
O vendedor
Humberto começou a trabalhar há 14 anos na Afrodite, uma grande empresa do ramo
têxtil e de confecções. Sua equipe tinha outros quatro vendedores. Três deles
atendiam pequenos varejistas, representando 20% das vendas. Outro vendedor era
especializado em atacadistas, respondendo por outros 20% do faturamento.
Humberto, o mais experiente, vendia para grandes varejistas, como cadeias de
lojas e supermercados. Sozinho, Humberto produzia 60% das vendas. Humberto e
seus colegas tinham relações muito cordiais. Eram, como diziam, “bons amigos
que trabalhavam juntos”.
Sérgio, o
supervisor de Humberto, era considerado um dos melhores gerentes do Afrodite. A
intervalos regulares, chamava cada um de seus vendedores para perguntar sobre
seu desempenho e dar instruções. A maior parte das instruções de Sérgio dizia
respeito aos índices de desempenho da equipe – o número de visitas feitas por
dia, a taxa de vendas efetuadas em relação ao total de visitas, e assim por
diante. Quase sempre ele dizia que iria conversar novamente com o vendedor dali
uma semana, para cobrar resultados. Infalivelmente, uma semana depois, o vendedor
era chamado. Ele usava uma lista de assuntos pendentes, que atualizava
continuamente, para fazer as cobranças e dar as ordens.
Um
dia, Sérgio foi promovido e escolheram Humberto para ficar em seu lugar. Um de
seus colegas o substituiu e trouxeram um vendedor de fora para completar a
equipe. Humberto foi apanhado de surpresa.
_ Estou como o homem que foi jogado na água
para aprender a nadar. E agora, o que faço? Não recebi quase nenhuma
orientação.
Confuso,
Humberto decidiu imitar alguns dos comportamentos de Sérgio. Ele logo descobriu
que, do outro lado da mesa, as coisas não eram tão fáceis. Sérgio definia metas
e cobrava seu cumprimento. Humberto dava as ordens, mas quando chegava o
momento da cobrança, ou tinha se esquecido do que havia pedido, ou tinha
perdido as anotações. Frequentemente, ele simplesmente se esquecia de chamar os
vendedores para prestar contas. O simples fato de definir metas e pedir
relatórios começou a criar problemas, como passaram a dizer seus colegas:
_ Quem ele pensa que é? Aonde ele quer
chegar? Quando era vendedor, nunca se preocupou com essa burocracia. Como é que
agora ele vive pedindo isso para nós?
Para manter sua autoridade, Humberto
decidiu cortar o relacionamento social com seus colegas. Quando alguém lhe
disse que se havia tornado seco e até mesmo rude, ele respondeu:
_ Você sabe. Agora sou gerente. Gerentes não
podem se confraternizar com funcionários. Faz parte do papel. Eu não sou assim.
É o meu cargo que exige.
Depois de
pouco tempo, as vendas começaram a cair. A situação só não ficou desastrosa
porque a administração superior entrou em cena, negociando diretamente com os
clientes. Isso permitiu manter o volume de vendas nos níveis anteriores. Os
diretores logo estabeleceram uma relação de causa e efeito entre Humberto e os
problemas naquela equipe de vendas. No entanto, os antigos colegas de Humberto
achavam que a promoção fora merecida. Ele era ótimo vendedor e tinha
sensibilidade para o mundo dos negócios. Ele conhecia muito bem sua empresa,
assim como seus clientes e os produtos que vendia. Agora, Afrodite está
tentando resolver o problema. Recentemente, o diretor de vendas dissea outro
supervisor:
Eu me recuso a acreditar nessa história de
que perdemos um bom vendedor e ganhamos um mau supervisor. Sou pago para
resolver problemas assim, mas não sou obrigado a ter respostas para todas as
perguntas. Espero que você e os outros me ajudem a encontrar uma solução para o
caso de Humberto.
Questões
1)
Qual é o problema que o diretor de vendas tem
que resolver?
2)
Coloque-se no lugar de Sérgio. Como você teria
agido quando Humberto foi promovido para ocupar seu lugar?
3)
Coloque-se no lugar de Humberto. Como você teria
agido ao assumir o posto do seu antigo chefe? O que você acha que deve ser
feito agora?
4)
Coloque-se no lugar do diretor de vendas. O que
você pretende fazer agora?
5)
Que conceitos de administração estão
exemplificados neste caso?
Minicaso: o novo emprego de Pedro
Pedro
formou-se em administração e foi empregado por uma corporação multinacional,
para trabalhar na área de treinamento. A área tinha um chefe, subordinado
diretamente ao diretor de recursos humanos, e uma equipe de analistas de
treinamento. Pedro era o mais novo deles. O analista de treinamento tem como responsabilidade
básica organizar, realizar e acompanhar todos os tipos de eventos de
treinamento, tais como reuniões de gerentes, cursos internos e externos, e
participação em seminários e conferências. Pedro estava realizando tarefas com
grandes responsabilidades, tais como contratar professores para ministrar
cursos na empresa, contratar hotéis e equipamentos para realização de
convenções, comprar equipamentos e serviços como apostilas, transparências e
materiais alugados. Tudo isso além de planejar, organizar, acompanhar,
controlar e avaliar os cursos, conferências e reuniões. Todos seus colegas
faziam o mesmo e muitas das decisões e problemas eram discutidos dentro dessa
equipe, sem participação do chefe. Pedro se sente algo frustrado por não estar
ocupando um cargo de chefe, mas está altamente motivado porque pode usar todos
os seus conhecimentos e habilidades que adquiriu em seu curso. Afinal, Pedro
está trabalhando como administrador ou especialista em treinamento? Justifique sua resposta e compare com a de
seus colegas.
Exercício: Avaliação de comportamentos
gerenciais
Sua tarefa é
colocar os comportamentos a seguir em ordem, de acordo com o que você julga
importante para o bom desempenho do papel de gerente. Dê o número 1 para o
comportamento que você considera mais importante e prossiga até 14, o menos
importante. Faça isso individualmente, e em seguida, faça com seus colegas.
Importância
|
|
Entender, comunicar e interpretar a política da
organização, assegurando que todos os funcionários a entendam.
|
|
Tomar decisões corretas com rapidez
|
|
Designar tarefas e responsabilidades de acordo
com as aptidões dos membros da equipe
|
|
Incentivar seus colaboradores e apresentar-lhes
ideias e sugestões
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|
Estimular um clima de competição dentro da equipe
|
|
Investir no desenvolvimento de suas próprias
competências
|
|
Designar com clareza as tarefas e
responsabilidades dos membros de sua equipe
|
|
Saber mandar e saber cobrar
|
|
Ser mais competente do que a equipe do ponto de
vista técnico (ou, pelo menos igual)
|
|
Ser organizado, especialmente no uso do próprio
tempo
|
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Cuidar da própria aparência
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|
Dar todo apoio às políticas e planos da empresa
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Dar para sua equipe o exemplo de comportamento
ético
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|
Participar ativamente da vida comunitária
|
|
(Acrescente)
|
Fonte:
MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração.7. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2007. Ambiente Empresarial
Após fazerem o ranking individualmente, os alunos junto com a professora fizeram uma avaliação coletiva das características para um gerente ser eficaz. Vejam como ficou a atividade feita coletivamente:
Parabéns 1º ano!
Após fazerem o ranking individualmente, os alunos junto com a professora fizeram uma avaliação coletiva das características para um gerente ser eficaz. Vejam como ficou a atividade feita coletivamente:
Parabéns 1º ano!
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