Conceitos fundamentais da economia
Segundo Mankiw
(2005), não há nada de misterioso sobre o que é uma economia. Em qualquer parte
do mundo, uma economia é um grupo de pessoas que estão interagindo umas com as
outras e, dessa forma, vão levando a vida. Diante disso, podemos imaginar que a
primeira coisa que precisamos entender quando se quer compreender uma economia
é saber como são tomadas as decisões dessas pessoas a partir dos princípios a
seguir:
1) As pessoas fazem escolhas tendo em vista que os recursos são
limitados;
2) O custo real de alguma coisa
depende daquilo que tivermos de desistir para conseguirmos;
3) Quando uma pessoa racional toma
uma decisão, ela o faz se os benefícios forem maiores que os custos;
4) Pessoas reagem a estímulos:
qualquer incentivo que ocorra pode alterar a conduta do tomador de decisões;
5) Pessoas interagem, fazendo a
economia funcionar.
A ideia de que há ganhos com o comércio foi introduzida na Economia de
forma mais bem elaborada, em 1776, por Adam
Smith, com seu livro, Riqueza das
Nações. Os ganhos do comércio são oriundos, sobretudo, da divisão do trabalho, portanto, da
especialização. O fundamento que fica é que a economia como um todo pode
produzir mais e melhor quando cada pessoa se especializa em uma tarefa. Isto
aumenta a produtividade do sistema, aumentando, assim, a quantidade de bens e
serviços à disposição das pessoas. Dessa forma, temos mais comércio, mais
desenvolvimento dos lugares e das pessoas.
Em economias centralizadas,
são os planejadores que estabelecem
o quanto vai ser produzido e o que vai ser consumido. Dessa forma, apenas o
governo, através do órgão de planejamento, pode organizar a atividade econômica
de maneira a oferecer e atender a todas as demandas eventualmente estabelecidas
pela população.
Em economias de mercado essa
função de estabelecer o quanto e como produzir é atribuição do mercado, ou seja, as decisões do
planejador central são substituídas pelas decisões de milhares de pessoas e
empresas. Diante disso, o mercado é considerado, na maioria das vezes, a melhor
forma para destinar os recursos escassos.
Porém, às vezes, ele falha nesse processo de destinar de maneira
eficiente os recursos e fazer a distribuição equitativa de seu produto, e,
quando isso acontece, o governo precisa intervir na economia. Isto significa
que, quando os mercados não estão alcançando a eficiência econômica e a
equidade na distribuição de renda, a intervenção do governo deve ocorrer.
Bens e Serviços
De um modo
geral, o objetivo de uma indústria é produzir bens e serviços para vendê-los e
obter lucros. Mas o que são bens? De forma global, bem é tudo aquilo que permite
satisfazer as necessidades humanas. Segundo o caráter, os bens podem ser:
·
Bens livres: são úteis. Existem em quantidade
ilimitada e podem ser obtidos sem nenhum esforço na natureza. Ex: a luz solar,
o ar, o mar. Esses bens não possuem preços;
·
Bens econômicos: são úteis. Possuem preços, são
relativamente escassos e supõem a ocorrência de esforço humano para obtê-lo.
Esses bens são
classificados em dois grupos:
· Bens materiais: são de natureza material, podem
ser estocados, tangíveis (podem ser tocados), como roupas, alimentos, livros,
TV, etc.;
· Serviços: não podem ser tocados (intangíveis).
Ex: serviço de um médico, consultoria de um economista, serviços de um advogado
(apenas para citar alguns), e acabam no mesmo momento de produção. Não podem
ser estocados.
Os bens materiais classificam-se
em:
·
Bens de consumo: são aqueles diretamente usados
para a satisfação das necessidades humanas. Os bens de consumo podem ser:
·
Bens de consumo duráveis (como carros, móveis,
eletrodomésticos); e
·
Bens de consumo não duráveis (tais como
gasolina, alimentos,
cigarro);
·
Bens de capital: são bens de produção (ou os
bens de produção são os bens de capital), ou seja, bens de capital, que permitem
produzir outros bens, por exemplo: equipamentos, computadores, edifícios, instalações,
etc. Deve ser dito que tanto os bens de consumo quanto os bens de capital são
classificados como:
·
Bens finais: são bens acabados, pois já passaram
por todas as etapas de transformação possíveis;
·
Bens intermediários: são bens que ainda estão inacabados, que precisam ser
transformados para atingir a sua finalidade principal. Ex: o aço, o vidro e a borracha
usados na produção de carros.
Os
bens podem ser classificados, ainda, em:
·
Bens públicos: são bens não exclusivos e não
disputáveis. Referem-se ao conjunto de bens fornecidos pelo setor público:
transporte, segurança e justiça;
· Bens privados: são bens exclusivos e
disputáveis. São produzidos e possuídos privadamente: TV, carro, computador,
etc.
Agentes
econômicos são pessoas de natureza física ou jurídica que, através de suas ações, contribuem para o
funcionamento do sistema econômico, tanto capitalista*
quanto socialista*. Os agentes
econômicos são os seguintes:
· Empresas: são os agentes encarregados de
produzir e comercializar
bens e serviços. Como é realizada a produção? Através da combinação dos fatores
produtivos adquiridos junto às famílias. As decisões da empresa são todas
guiadas para o objetivo de conseguir o máximo de lucro e mais investimentos;
·
Família: inclui todos os indivíduos e unidades
familiares da economia e que, no papel de consumidores, adquirem os mais diversos
tipos de bens e serviços, objetivando o atendimento de suas necessidades. Por
outro lado, são as famílias os proprietários dos recursos produtivos e que
fornecem às empresas os diversos fatores de produção, tais como: trabalho, terra,
capital e capacidade empresarial. Recebem em troca, como
Pagamento,
salários, aluguéis, juros e lucros, e é com essa renda que compram os bens e
serviços produzidos pelas empresas. O que sempre as famílias buscam é a maximização
da satisfação de suas necessidades; e
·
Governo (nas três esferas): inclui todas as
organizações que, direta ou indiretamente, estão sob o controle do Estado,
nas suas esferas federais, estaduais ou
municipais. Vez por outra, o governo
atua no sistema econômico, produzindo bens e serviços,
através, por exemplo, da Petrobrás, das Empresas de Correios, etc.
Você teve bom entendimento do que vimos até aqui?
Uma forma prática de verificar é através da realização das atividades de aprendizagem. Que tal verificar agora?
1. Observe as
reais situações de seu cotidiano e veja se são aplicados a elas os princípios
da tomada de decisões:
2. Como anda o comércio na sua região. Há muitas especialidades? Como isso impacta, ou seja, como isto reflete na economia, e no ritmo de desenvolvimento da sua região?
3. Após ter lido sobre produtividade, como você poderia explicar por que o comércio entre países pode melhorar a vida das pessoas?
4. Explique
como você entende o ditado dos economistas que diz que “não existe almoço
grátis”.
5. Liste bens e serviços livres e econômicos existentes no seu município. O que você achou dessa lista?
6. Liste os principais bens de capital e de consumo existentes no seu local:
5. Liste bens e serviços livres e econômicos existentes no seu município. O que você achou dessa lista?
6. Liste os principais bens de capital e de consumo existentes no seu local:
7. Os bens
públicos foram considerados como não disputáveis e não exclusivos. Explique
cada um desses termos e mostre de que maneira
o bem público é diferente de um bem privado
8. Como você poderia associar a presença de bens de consumo e de capital disponíveis no seu município com o ritmo de desenvolvimento observado nos últimos anos na região?
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