quinta-feira, 6 de março de 2014

Empreendedorismo

Empreendedorismo e Gestão
Empreendedorismo



Caros alunos!

Para você que sonha em ser um futuro empreendedor, é muito importante para a abertura de uma empresa e também para o seu futuro fazer uma pesquisa junto aos mercados: consumidor, fornecedor e concorrente. Nesse momento, você aluno irá começar a fazer um estudo junto ao mercado consumidor. De acordo com os estudos sobre os comportamentos dos empreendedores de sucesso, observou-se que, munidos de informações sobre o mercado consumidor, os empreendedores se tornam muito mais independentes e autoconfiantes para seguir em frente na administração do seu negócio, pois podem visualizar novas oportunidades e planejar seus negócios, reduzindo os riscos. A pesquisa sobre os consumidores é um dos componentes da pesquisa de mercado, que todo empreendedor deve fazer antes de iniciar mudanças no seu negócio.
O conhecimento dos anseios do consumidor é importante, pois determina exatamente o que a empresa irá comercializar e toda estrutura necessária para que possa entrar no mercado oferecendo exatamente o que querem e como querem os clientes. Necessidade em alguns momentos já existe, e precisa ser identificada. Entretanto, muitas empresas ao lançarem produtos inovadores acabam criando demandas que não havia anteriormente. É importante conhecer qual é a propensão a gastar e com que frequência o consumidor irá comprar o produto ofertado, se o consumidor é uma pessoa física ou jurídica, para saber que fatores influenciam o comportamento dos mesmos.
Para conhecer o mercado consumidor você empreendedor, deve começar conhecendo quem são e o que fazem, ou seja, são donas de casa, trabalhadores de escritórios, etc.
Agora vocês começarão essa empreitada. Em grupos ou duplas, vocês deverão simular a criação de um negócio para criar um questionário ou entrevista a ser aplicada para um determinado grupo de pessoas, com o objetivo de conhecer a estrutura do Mercado Consumidor na localidade em que moram. Mercado Consumidor são as empresas ou pessoas interessadas nos produtos ou serviços que seu empreendimento oferecerá e, dessa forma, dele se tornam clientes. Após escolher um ramo em que gostaria de trabalhar e o local onde a empresa atenderá (bairro, centro, toda a comunidade), você deve procurar saber a respeito dos possíveis consumidores:

Quem são?

Empresários, estudantes, mulheres, homens, classe A, B, C, D etc., idade, estado civil, nível de escolaridade, tamanho da família. Mesmo que a clientela seja diversa, deve existir um perfil predominante.

O que pensam?

 Diz respeito a hábitos, comportamentos, opiniões sobre temas diversos – política, religião, lazer etc.

Distribuição geográfica?

 Diz respeito à região que será atendida. Mesmo que seja muito pulverizada, é importante definir uma região predominante: no mesmo bairro, em vários bairros, na cidade inteira, em uma determinada região. Se for um produto comercializado também pela Internet, é preciso definir uma área de abrangência. Na mesma cidade, estado, no País ou global.

Quais os fatores decisivos para compra?

 Os clientes decidem pela compra com base em diversos fatores e não apenas, ou prioritariamente, em função dos preços baixos. Ex.: preço, prazo de pagamento, descontos, qualidade, marca, embalagem, local de compra, garantia, conveniência, serviços agregados, entre outros.

Quantos são?

As empresas não conseguem atender todas as pessoas. É preciso estimar um público-alvo, de forma a assegurar que a quantidade de clientes propensos a consumir, no seu negócio, irá garantir a sobrevivência dele.

Fatores que influenciam o comportamento do consumidor pessoa física

Fatores Culturais

Crenças e valores diversos – política, religião etc. Crenças são generalizações feitas sobre o mundo, as coisas e as pessoas. Ex.: todo gaúcho gosta de churrasco. Valores são princípios que regem as atitudes e os comportamentos.

Fatores Sociais

Grupos de referência, família, amigos etc.

Fatores Pessoais

Idade, estágio de vida, ocupação, condições econômicas, estilo de vida etc.

Fatores Psicológicos

Motivações e percepções pessoais.

Fatores que influenciam o comportamento do consumidor pessoa  Jurídica

Fatores Ambientais

Nível de demanda, perspectiva econômica, custo do dinheiro/estoques, tecnologia etc.

Fatores Organizacionais

Objetivos, políticas, procedimentos, sistemas.

Fatores Interpessoais

Autoridade, status, empatia, grau de persuasão.

Fatores Individuais

Idade, renda, educação, cargo, personalidade, cultura.

Fonte: Aprender a Empreender (SEBRAE)



 
O questionário ou entrevista estruturada deverão ser construídos segundo o ramo da empresa que pretendem abrir (simular).  Após a construção do instrumento de pesquisa, vocês deverão aplicá-la e traçar um perfil geral dos consumidores para seus colegas e sua professora. Aguarde as orientações! Sucesso!

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