Empreendedorismo e Gestão
Empreendedorismo
Caros alunos!
Para você que
sonha em ser um futuro empreendedor, é muito importante para a abertura de uma
empresa e também para o seu futuro fazer uma pesquisa junto aos mercados:
consumidor, fornecedor e concorrente. Nesse momento, você aluno irá começar a
fazer um estudo junto ao mercado consumidor. De acordo com os estudos sobre os
comportamentos dos empreendedores de sucesso, observou-se que, munidos de
informações sobre o mercado consumidor, os empreendedores se tornam muito mais
independentes e autoconfiantes para seguir em frente na administração do seu
negócio, pois podem visualizar novas oportunidades e planejar seus negócios,
reduzindo os riscos. A pesquisa sobre os consumidores é um dos componentes da
pesquisa de mercado, que todo empreendedor deve fazer antes de iniciar mudanças
no seu negócio.
O conhecimento
dos anseios do consumidor é importante, pois determina exatamente o que a
empresa irá comercializar e toda estrutura necessária para que possa entrar no
mercado oferecendo exatamente o que querem e como querem os clientes.
Necessidade em alguns momentos já existe, e precisa ser identificada.
Entretanto, muitas empresas ao lançarem produtos inovadores acabam criando
demandas que não havia anteriormente. É importante conhecer qual é a propensão
a gastar e com que frequência o consumidor irá comprar o produto ofertado, se o
consumidor é uma pessoa física ou jurídica, para saber que fatores influenciam
o comportamento dos mesmos.
Para conhecer
o mercado consumidor você empreendedor, deve começar conhecendo quem são e o
que fazem, ou seja, são donas de casa, trabalhadores de escritórios, etc.
Agora vocês
começarão essa empreitada. Em grupos ou duplas, vocês deverão simular a criação
de um negócio para criar um questionário ou entrevista a ser aplicada para um
determinado grupo de pessoas, com o objetivo de conhecer a estrutura do Mercado
Consumidor na localidade em que moram. Mercado Consumidor são as empresas ou
pessoas interessadas nos produtos ou serviços que seu empreendimento oferecerá
e, dessa forma, dele se tornam clientes. Após escolher um ramo em que gostaria
de trabalhar e o local onde a empresa atenderá (bairro, centro, toda a
comunidade), você deve procurar saber a respeito dos possíveis consumidores:
Quem são?
Empresários, estudantes,
mulheres, homens, classe A, B, C, D etc., idade, estado civil, nível de
escolaridade, tamanho da família. Mesmo que a clientela seja diversa, deve
existir um perfil predominante.
O que pensam?
Diz respeito a hábitos,
comportamentos, opiniões sobre temas diversos – política, religião, lazer etc.
Distribuição geográfica?
Diz respeito à região que
será atendida. Mesmo que seja muito pulverizada, é importante definir uma
região predominante: no mesmo bairro, em vários bairros, na cidade inteira, em
uma determinada região. Se for um produto comercializado também pela Internet,
é preciso definir uma área de abrangência. Na mesma cidade, estado, no País ou
global.
Quais os fatores decisivos para compra?
Os clientes decidem pela
compra com base em diversos fatores e não apenas, ou prioritariamente, em
função dos preços baixos. Ex.: preço, prazo de pagamento, descontos, qualidade,
marca, embalagem, local de compra, garantia, conveniência, serviços agregados,
entre outros.
Quantos são?
As empresas não conseguem atender
todas as pessoas. É preciso estimar um público-alvo, de forma a assegurar que a
quantidade de clientes propensos a consumir, no seu negócio, irá garantir a
sobrevivência dele.
Fatores que influenciam o comportamento do consumidor pessoa física
Fatores Culturais
Crenças e valores diversos –
política, religião etc. Crenças são generalizações feitas sobre o mundo, as
coisas e as pessoas. Ex.: todo gaúcho gosta de churrasco. Valores são
princípios que regem as atitudes e os comportamentos.
Fatores Sociais
Grupos de referência, família,
amigos etc.
Fatores Pessoais
Idade, estágio de vida, ocupação,
condições econômicas, estilo de vida etc.
Fatores Psicológicos
Motivações e percepções pessoais.
Fatores que influenciam o comportamento do consumidor pessoa Jurídica
Fatores Ambientais
Nível de demanda, perspectiva
econômica, custo do dinheiro/estoques, tecnologia etc.
Fatores Organizacionais
Objetivos, políticas,
procedimentos, sistemas.
Fatores Interpessoais
Autoridade, status, empatia, grau
de persuasão.
Fatores Individuais
Idade, renda, educação, cargo,
personalidade, cultura.
Fonte: Aprender a Empreender (SEBRAE)
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O questionário ou entrevista estruturada deverão ser
construídos segundo o ramo da empresa que pretendem abrir (simular). Após a construção do instrumento de pesquisa,
vocês deverão aplicá-la e traçar um perfil geral dos consumidores para seus
colegas e sua professora. Aguarde as orientações! Sucesso!
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