segunda-feira, 26 de maio de 2014

Max Weber e a burocracia

Fundamentos de Gestão e Planejamento Estratégico

 Max Weber e a burocracia

Weber foi um ilustre cientista social e jurista alemão que se ocupou de vários aspectos da sociedade humana, procurando sintetizar os pontos comuns e as diferenças em comparação com as sociedades primitivas e feudais. Para Weber as organizações burocráticas seriam como máquinas que funcionam de acordo com regras racionais que não dependem de interesses pessoais, mas da lógica.





Weber analisa a burocracia a partir dos processos de dominação e obediência. Para Weber, dominação ou autoridade é a probabilidade de haver obediência dentro de um grupo determinado. Há três tipos de autoridade legítima. Veja abaixo:
  

Autoridade tradicional
Autoridade carismática
Autoridade legal-racional
- Baseia-se nos usos e costumes;
-Passa de geração a geração;
-Depende da crença na “santidade dos hábitos ou tradições”
Exemplos: dominação e obediência nas famílias, nos feudos, tribos.
-As pessoas têm autoridade não por causa de suas qualidades intrínsecas, mas devido à instituição que representam, como por exemplo, sacerdotes e militares.
-Baseia-se nas qualidades pessoais de um líder, considerado um exemplo;
-Depende de os seguidores admirarem as qualidades do líder.
-Baseia-se em normas impessoais e racionais;
-Baseia-se na crença na legalidade de instituições e no direito de mando das pessoas instituídas;
-Cria figuras de autoridade;
-Cria direitos e obrigações;
-A autoridade é a contrapartida da responsabilidade;

Figura 1. Três tipos de autoridade segundo Max Weber

Uma sociedade, organização ou grupo que depende de leis racionais tem estrutura do tipo legal-racional ou burocrática. É uma burocracia. A burocracia substituiu as fórmulas tradicionais e carismáticas nas quais se baseavam as antigas sociedades. Para Weber, a burocracia é a forma mais racional e eficaz de alcançar a organização social.

Tipo ideal de burocracia
As organizações formais, ou burocráticas, apresentam três características principais, que as distinguem dos grupos informais: formalidade, impessoalidade e profissionalismo.

Formalidade
-As burocracias são essencialmente sistemas de normas;
-O comportamento não depende dos caprichos pessoais dos administradores, mas o que cada um pode fazer está explicitado em leis;
A figura de autoridade, que tem o direito de emitir ordens, é definida pela lei, que tem como objetivo a coerência entre meios e fins;
-A figura de autoridade é responsável pelo cumprimento da lei à qual também está sujeita;
-O comportamento é regulamentado de forma clara: todos são iguais perante a lei;
- Violar as leis pode resultar em punição, que também está prevista e regulamentada.
Impessoalidade
-Nas burocracias, os seguidores obedecem às leis. As figuras das autoridades são obedecidas porque representam a lei;
-o que conta é o cargo, e não a pessoa.
Profissionalismo
-As burocracias são formadas por funcionários que obtêm sua subsistência como fruto de sua participação;
-a escolha para ocupara o cargo, deve-se em geral, às qualificações.
Todas as organizações reais contêm os três elementos do tipo ideal de Weber, em maior ou menor grau. Contudo, são também diferentes do tipo ideal, porque apresentam disfunções que as deixam ineficientes e ineficazes. Essas disfunções existem porque as organizações são sistemas humanos e não mecânicos, regidos somente por leis. A seguir são mencionadas seis disfunções principais que as organizações burocráticas sofrem:



Valorização dos regulamentos
Valorização da hierarquia
Defesa de grupos externos
Defesa de interesses pessoais
Mecanicismo
Individualismo
-excesso de regulamentos;
-regulamentos tornam-se fins em s i mesmos;
-internalização das normas;

-subir na hierarquia não depende de talento;
-culto aos chefes torna-se objetivo importante.
-decisões são tomadas em função da associação com grupos externos.
-decisões são tomadas em função de interesses particulares.
-Pessoas desempenham papeis limitados;
-talentos são subaproveitados;
-autonomia reduzida;
Burocracia estimula competição por vantagem.
Para fixar:

As disfunções burocráticas interferem no funcionamento das organizações, prejudicando seu desempenho.
1. A burocracia apresenta um caráter impessoal por que é uma organização:
a) que estabelece os cargos segundo o princípio hierárquico.
c) que fixa regras e normas técnicas para o desempenho dos cargos.
c) onde as identificações se referem ao cargo e não ao ocupante.
d) ligada por normas escritas e formais.

2. As disfunções são consequências:
a) previstas da burocracia
b) desejadas da burocracia
c) que levam à eficiência da organização
d) não desejadas da burocracia.
Estudo de caso: Lutando contra a burocracia

Victoria Martinez é uma das 40.000 alunas da State University. Hoje é o primeiro dia de matrícula nos cursos de outono. Ela acabou de sair da sala de seu orientador onde, após uma discussão detalhada, concluiu  que vai se matricular em Contabilidade II, Tópicos Avançados na Gestão de Recursos Humanos e Gerência de Sistemas de Informação.
Ela caminha até a Secretaria onde, depois de esperar 40 minutos, começa a enfrentar a papelada da matrícula. O administrador da Secretaria avisa que as normas mudaram recentemente e que agora se exige a assinatura dele e do diretor do departamento nos cursos avançados como Tópicos Avançados na Gestão de Recursos Humanos.
Victoria volta ao prédio da Faculdade de Administração e, depois de esperar o diretor voltar da aula que estava dando, consegue a sua assinatura e caminha de volta para a Secretaria. Ela espera novamente na fila por outros quarenta minutos, é informada que a classe de Recursos Humanos está lotada e que precisa voltar a falar com o orientador para discutir outras opções de cursos. Usando um telefone do campus, ela agenda uma reunião com ele para as 15h30 do dia seguinte. O orientador lhe conta que acabou de receber um memorando da Secretaria sobre a mudança das normas de matrículas.
À noite ela conta à sua amiga de quarto todos os problemas que enfrentou para se matricular nos cursos, ao mesmo tempo em que dá uma olhada na correspondência. “Veja, Eilleen”, ela diz, “o dia não foi totalmente perdido. Lembra de todos os formulários que tive que preencher para renovar o passe para assistir aos jogos de futebol da faculdade? O passe acabou de chegar. Eu acho que às vezes a burocracia funciona”.
(Fonte: Caso redigido por Serry E. Sullivan, Memphis State University.)

QUESTÕES

1) Se as estruturas burocráticas são problemáticas, por que as organizações as utilizam?
2) Por que o mesmo processo burocrático que ajudou Victoria a obter facilmente o passe para os jogos a atrapalhou nas matrículas?
3) Como é o processo de matrícula na sua escola? Como o sistema pode ser aperfeiçoado?

Fonte: http://conteudodeadm.blogspot.com.br/2011/08/estudo-de-caso-lutando-contra.html. Último acesso em 25/5/14

Veja a charge abaixo e elabore um texto sobre a burocracia, suas vantagens e disfunções:



Fonte: Fonte: MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração.7. ed.             rev. e ampl. São Paulo:          Atlas, 2007. Ambiente Empresarial

                                                                                                                                                        
Opiniões acerca da burocracia

Burocracia apresenta funções e disfunções. É muito eficaz em organizações, estimula as competições e o profissionalismo. Mas também é ineficaz em alguns momentos, como por exemplo, a necessidade de arquivar papeis por muitos anos faz depender de espaço. às vezes deixamos de fazer algo pelo tempo já ter vencido, assim fazendo cumprir melhor as leis. 
Na burocracia não tem diferença social perante a lei. Todas as pessoas são tratadas iguais, sendo branco, negro, rico e pobre, fazendo valer as leis e seus direitos e deveres. Portanto, a burocracia não é boa e nem ruim, depende de seu uso.

Naiara M.

A burocracia tem vários tipos de sistema. Ela tem seus caprichos. A pessoa, na burocracia, tem que ter comportamento claro, pessoas que tem o poder têm o direito de emitir ordem com o objetivo de validar as leis e violar pode resultar em punição, que também está prevista na burocracia. Ela tem seus defeitos e sua organização.

Karen

As disfunções da burocracia são muitas, mas as principais são: valorização dos regulamentos que são as regras. Regras sempre são bem vindas, só que quando é demais atrapalha. Valorização da hierarquia, que não depende de talento e os chefes tornam-se objeto importante. A burocracia pede papel demais e às vezes isso atrapalha. O individualismo também é uma disfunção, estimula competição por vantagem. Uma das vantagens da burocracia é que todos são iguais perante a lei, não tem rico, nem pobre, não tem branco nem negro, são todos iguais. Portanto, a burocracia não é boa, nem ruim, depende de como a pessoa faz uso dela.

 Sândy

As disfunções da burocracia são ruins. As organizações burocráticas apresentam três características principais que as distinguem dos grupos informais: formalidade, impessoalidade e profissionalismo. As desvantagens da burocracia são que eles pedem papeis demais, exemplo, a carteira de trabalho, a carteira de identidade, para fazer um a matrícula, isso é uma burocracia. Mas também há vantagens. A burocracia é para todos, não é para rico, nem pobre, são todos iguais perante a lei. Portanto, a burocracia não é boa nem ruim, depende da situação, ou de como vai usá-la.

Giovanna

Às vezes a burocracia é boa, mas as disfunções são muito ruins. São seis disfunções principais que as organizações burocráticas sofrem: valorização dos regulamentos, valorização da hierarquia, defesa de grupos externos, defesa de interesses pessoais, mecanicismo e individualismo. A burocracia é boa, pois ela impõe regras que são necessárias para ser igual um com o outro. Exemplo, eu chego primeiro no médico e depois chegam mais pessoas. O que chegou por último passar na minha frente seria injusto. Não é só nisso que ela é boa, mas também em outros aspectos.

Joice

A burocracia pode e não pode ajudar nas coisas do cotidiano. Um exemplo pode ser na matrícula de um curso. Por causa da papelada até chegarem as assinaturas, as matrículas podem fechar. As vezes, a burocracia ajuda e às vezes não. A fila ajuda para que as pessoas não furem a fila, os documentos, embora seja demorado, é para distinguir as pessoas, as matrículas precisam da documentação. às vezes achamos excesso de regulamentos, que isso atrapalha por pedir tantos papeis. Mas se não houvesse a burocracia, o mundo viraria uma bagunça.

Naiara C.


A vantagem que a burocracia traz é que deixa as mais organizadas. Tudo sem controle, sem bagunças. Muitos falam que é uma coisa demorada, mas vale a pena. Disfunção é a demora por causa de pegar muitas filas, ter muita demora, insistências como pedir o responsável qualquer coisa, comprovantes de endereços, documentos, etc.

Fernando


Todos se perguntam para que serve a burocracia. A maioria das pessoas não sabe o que significa. Muitos só criticam. As desvantagens são mínimas. Por causa de pouca coisa você deixa de mostrar um simples papel e você não resolve nada, além da demora que torna tudo mais difícil. Mas sem ela não teria regras. Nos estabelecimentos que impõe uma regra de fila todos pegariam o lugar os outros. Ninguém iria respeitar ninguém.

Luan

Na burocracia há vantagens e desvantagens. A desvantagem é que perdemos tempo e dinheiro demais, pois há coisas que nós mesmos podemos fazer. E no caso de gastar dinheiro com isso e perdemos tempo esperando respostas de pessoas. Por exemplo, em caso de festa, se o juiz "der de cima" em caso de menores não podemos entrar em qualquer tipo de festa e se ele não liberar entrada a organização perde dinheiro. Então, nesse caso, burocracia para mim só tem desvantagens, pois burocracia é perda de tempo e tempo é dinheiro.

Mateus

A burocracia tem muitas vantagens e desvantagens. As desvantagens são que podemos perder muito tempo para determinadas coisas e podemos também deixar de fazê-las. Já as vantagens são que perante a lei todas as pessoas são iguais; mesmo esperando muito, na maioria das vezes conseguimos o que tanto esperamos. Outra desvantagem é que ela envolve muitos papeis, que não podem ser descartados. 

Ana Paula

A burocracia é eficaz e ao mesmo tempo ineficaz. Eficaz porque todas as pessoas são iguais, e ineficaz porque podemos perder muito tempo em determinadas coisas. A burocracia substituiu as fórmulas tradicionais e carismáticas, nas quais se baseavam as antigas sociedades. Um exemplo que às vezes a burocracia é boa é quando chego primeiro na fila, é melhor, menos tempo de espera, agora quem está no fim espera muito mais, mas a burocracia é boa pois impõe regra, tipo de organização. Outro exemplo de burocracia às vezes ruim é a papelada que é muita, mas quando chega o que precisa, pelo menos vale a pena
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Lílian 

A burocracia está presente em tudo que a gente faz. Para Weber, as organizações burocráticas seriam como máquinas que funcionam de acordo com as regras racionais. Dominação ou autoridade é a probabilidade de haver obediência dentro de um grupo determinado.  
Há três tipos de autoridade legítima: autoridade tradicional, autoridade carismática e autoridade legal-racional.
As organizações formais ou burocráticas têm três características principais: formalidade, impessoalidade e profissionalismo. 
A burocracia é boa por   um lado, pois quando a gente vai ao médico e chega lá e tem que enfrentar fila, e chega um e passa na nossa frente seria muito ruim. Tem que haver regras. É ruim pois demora muito para sair papeis que muitas vezes a gente precisa. 

Ana Clara


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