Evolução histórica da administração
As grandes organizações que
surgiram há muito tempo como o Império Romano, a Igreja Católica e os exércitos
tinham tanta necessidade de administração quanto têm hoje o governo federal, a
ONU, a prefeitura e a escola em que você estuda. Por causa dessa necessidade,
os gerentes e outros tipos de profissionais vêm desenvolvendo teorias que os
ajudem em sua tarefa de tomar decisões sobre recursos para alcançar seus
objetivos.
As teorias da administração
espelham o momento histórico em que são produzidas. No início do século XX, as
teorias administrativas refletiam a necessidade das grandes empresas que
estavam surgindo. Naquele momento, a ênfase estava na produção eficiente de
bens, para atender um mercado sempre crescente. Havia poucos concorrentes
fazendo automóveis, pneus, lâmpadas e telefones. No final do mesmo século as
circunstâncias são diferentes. Os mercados não crescem da mesma forma, há
muitos concorrentes, os recursos e consumidores são poucos e a ênfase volta-se
para a competitividade.
Principais teorias da administração
Teoria Clássica
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A administração começou a nascer na Europa do século XVIII, durante a Revolução Industrial. Naquela época as primeiras fábricas modernas começam a colocar em prática alguns conceitos que se tornariam universais nos séculos seguintes, dentre eles o conceito de divisão do trabalho. No livro A riqueza das nações, de 1776, Adam Smith evidencia as vantagens da divisão do trabalho:
A Revolução
Industrial teve papel marcante na disseminação dessa prática. A partir do
início do século XX, a organização eficiente do trabalho tornou-se a base do
desenvolvimento da teoria e da prática da administração e muitas pessoas
participaram desse processo. Vejam:
FREDERICK TAYLOR
Administração científica
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HENRY FORD
Linha de montagem
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HENRI FAYOL
Processo de administração
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MAX WEBER
Teoria da Burocracia
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Aplicação de métodos de pesquisa para identificar a
melhor maneira de trabalhar.
Seleção e treinamento científico de trabalhadores.
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Especialização do trabalhador.
Fixação do trabalhador no posto de trabalho.
Trabalho (produto em processo de montagem) passa pelo
trabalhador.
|
Administração da empresa é distinta das operações de
produção.
Administração é processo de planejar, organizar,
comandar, coordenar e controlar.
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Autoridade tem a contrapartida da obediência. Autoridade
se baseia nas tradições, no carisma e em normas racionais e impessoais.
Autoridade burocrática é base da organização moderna.
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Nos Estados Unidos, entre o fim do século XIX e início
do século XX, a indústria expandiu-se aceleradamente surgindo, por exemplo, a
Ford, a General Motors, Goodyear, General Eletric. Essa expansão estimulou o
estudo sobre as formas de aumentar a eficiência dos processos de produção, e
foi assim que surgiu a administração científica. Taylor foi o líder de um grupo
que criou princípios e técnicas para aumentar a eficiência dos trabalhadores
por meio da racionalização do trabalho. Segundo Taylor, a filosofia da
administração compreende quatro
princípios:
·
O objetivo da administração era pagar salários altos e ter
baixos custos de produção;
·
Com esse objetivo, a administração deveria aplicar métodos de
pesquisa para determinar a melhor maneira de executar as tarefas;
·
Os empregados deveriam ser cientificamente selecionados e
treinados, de maneira que as pessoas e as tarefas fossem compatíveis.
·
Deveria
haver uma atmosfera de cordial cooperação entre administração e trabalhadores,
para garantir um ambiente psicológico favorável à aplicação desses princípios;
Já as técnicas
da administração seriam:
Taylor
·
Estudo de tempos e movimentos;
·
Padronização de ferramentas e instrumentos;
·
Padronização de movimentos;
·
Pagamento de acordo com o desempenho.
Outra grande contribuição foi a de Ford, fundador da
Ford Motor Company e criador da linha de montagem móvel. Até o começo do século
XX, a atividade industrial era artesanal. Um automóvel era construído da mesma
forma como ainda hoje se faz uma casa. A produção artesanal é desvantajosa quando se quer produzir rápido e a baixo custo. Foi aí que surgiu a produção em
massa. Foi Ford que aplicou os princípios da produção em massa à produção de
automóveis. Esses princípios são:
À esquerda, Ford. À
direita, Taylor.
Divisão do trabalho: o processo de
fabricar um produto é dividido em partes. Cada pessoa e grupo de pessoas tem
uma tarefa fixa, como fabricar ou montar uma parte, o que resulta na
especialização do trabalhador: ele sabe realizar apenas a tarefa fixa para o
qual foi designado.
Fabricação de peças padronizadas e intercambiáveis: nenhuma peça, produto ou
componente é fabricado para um produto final específico.
Em 1912, o conceito de linha de montagem era aplicado à fabricação de motores, radiadores e componentes elétricos. Numa linha de montagem, o trabalhador fica numa posição fixa e é o produto que se movimenta. Em 1914, Ford adotou a linha de montagem para chassis e esse trabalho passou a consumir 1h 33 minutos em comparação com as 12 horas e 28 minutos que consumia antes. Em 1914 Ford adotou o dia de trabalho de 8 horas e duplicou o salário. Rapidamente o sistema Ford se espalhou para outras empresas e países. Já na década de 1920 a Ford criou linhas de montagem no Brasil e outros países.
Fonte: Fonte:
MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração.7. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2007. Ambiente Empresarial
Veja um trecho do filme Tempos Modernos que retrata o período da divisão de tarefas:
E...
Adam Smith e mais sobre o fordismo
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