segunda-feira, 5 de maio de 2014

Tempos modernos


Fundamentos de Gestão e Planejamento Estratégico

                                                      Evolução histórica da administração

As grandes organizações que surgiram há muito tempo como o Império Romano, a Igreja Católica e os exércitos tinham tanta necessidade de administração quanto têm hoje o governo federal, a ONU, a prefeitura e a escola em que você estuda. Por causa dessa necessidade, os gerentes e outros tipos de profissionais vêm desenvolvendo teorias que os ajudem em sua tarefa de tomar decisões sobre recursos para alcançar seus objetivos.
As teorias da administração espelham o momento histórico em que são produzidas. No início do século XX, as teorias administrativas refletiam a necessidade das grandes empresas que estavam surgindo. Naquele momento, a ênfase estava na produção eficiente de bens, para atender um mercado sempre crescente. Havia poucos concorrentes fazendo automóveis, pneus, lâmpadas e telefones. No final do mesmo século as circunstâncias são diferentes. Os mercados não crescem da mesma forma, há muitos concorrentes, os recursos e consumidores são poucos e a ênfase volta-se para a competitividade.

Principais teorias da administração

             Teoria Clássica




"Operários especializados poderiam ser mais eficientes, fabricando quantidade muito maior de alfinetes do que se cada um tivesse que fabricar o alfinete inteiro".



A administração começou a nascer na Europa do século XVIII, durante a Revolução Industrial. Naquela época as primeiras fábricas modernas começam a colocar em prática alguns conceitos que se tornariam universais nos séculos seguintes, dentre eles o conceito de divisão do trabalho. No livro A riqueza das nações, de 1776, Adam Smith evidencia as vantagens da divisão do trabalho:

A  Revolução Industrial teve papel marcante na disseminação dessa prática. A partir do início do século XX, a organização eficiente do trabalho tornou-se a base do desenvolvimento da teoria e da prática da administração e muitas pessoas participaram desse processo. Vejam:

FREDERICK TAYLOR
Administração científica
HENRY FORD
Linha de montagem
HENRI FAYOL
Processo de administração
MAX WEBER
Teoria da Burocracia
Aplicação de métodos de pesquisa para identificar a melhor maneira de trabalhar.
Seleção e treinamento científico de trabalhadores.
Especialização do trabalhador.
Fixação do trabalhador no posto de trabalho.
Trabalho (produto em processo de montagem) passa pelo trabalhador.
Administração da empresa é distinta das operações de produção.
Administração é processo de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Autoridade tem a contrapartida da obediência. Autoridade se baseia nas tradições, no carisma e em normas racionais e impessoais.
Autoridade burocrática é base da organização moderna.


 Taylor e a administração científica

Nos Estados Unidos, entre o fim do século XIX e início do século XX, a indústria expandiu-se aceleradamente surgindo, por exemplo, a Ford, a General Motors, Goodyear, General Eletric. Essa expansão estimulou o estudo sobre as formas de aumentar a eficiência dos processos de produção, e foi assim que surgiu a administração científica. Taylor foi o líder de um grupo que criou princípios e técnicas para aumentar a eficiência dos trabalhadores por meio da racionalização do trabalho. Segundo Taylor, a filosofia da administração compreende quatro princípios:

·         O objetivo da administração era pagar salários altos e ter baixos custos de produção;

·         Com esse objetivo, a administração deveria aplicar métodos de pesquisa para determinar a melhor maneira de executar as tarefas;

·         Os empregados deveriam ser cientificamente selecionados e treinados, de maneira que as pessoas e as tarefas fossem compatíveis.

·         Deveria haver uma atmosfera de cordial cooperação entre administração e trabalhadores, para garantir um ambiente psicológico favorável à aplicação desses princípios;

Já as técnicas da administração seriam:

Taylor


·         Estudo de tempos e movimentos;
·         Padronização de ferramentas e instrumentos;
·         Padronização de movimentos;
·         Pagamento de acordo com o desempenho.

Ford e a linha de montagem

Outra grande contribuição foi a de Ford, fundador da Ford Motor Company e criador da linha de montagem móvel. Até o começo do século XX, a atividade industrial era artesanal. Um automóvel era construído da mesma forma como ainda hoje se faz uma casa. A produção artesanal é desvantajosa quando se quer produzir rápido e a baixo custo. Foi aí que surgiu a produção em massa. Foi Ford que aplicou os princípios da produção em massa à produção de automóveis. Esses princípios são:
À esquerda, Ford. À direita, Taylor.

 Divisão do trabalho: o processo de fabricar um produto é dividido em partes. Cada pessoa e grupo de pessoas tem uma tarefa fixa, como fabricar ou montar uma parte, o que resulta na especialização do trabalhador: ele sabe realizar apenas a tarefa fixa para o qual foi designado.


Fabricação de peças padronizadas e intercambiáveis: nenhuma peça, produto ou componente é fabricado para um produto final específico.

À esquerda, Ford. À direita, Taylor.

Em 1912, o conceito de linha de montagem era aplicado à fabricação de motores, radiadores e componentes elétricos. Numa linha de montagem, o trabalhador fica numa posição fixa e é o produto que se movimenta. Em 1914, Ford adotou a linha de montagem para chassis e esse trabalho passou a consumir 1h 33 minutos em comparação com as 12 horas e 28 minutos que consumia antes. Em 1914 Ford adotou o dia de trabalho de 8 horas e duplicou o salário. Rapidamente o sistema Ford se espalhou para outras empresas e países. Já na  década de 1920 a Ford criou linhas de montagem no Brasil e outros países.


Fonte: Fonte: MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração.7. ed.                rev. e ampl. São Paulo:                 Atlas, 2007. Ambiente Empresarial

Veja um trecho do filme Tempos Modernos que retrata o período da divisão de tarefas:



E... 
Adam Smith e mais sobre o fordismo


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